Seu Windows 10 está lento e travando? Existem algumas configurações nativas do sistema que podem solucionar travamentos e melhorar o processamento de seu computador. Em nossa matéria confira dicas de como otimizar o Windows 10 para deixar seu PC mais rápido.
1. Ajustar configurações visuais
Alterar as configurações visuais do sistema pode deixar seu computador rodando de maneira mais fluída. Efeitos visuais como animações, esmaecimento e sombreamento, podem ser agraveis aos olhos, mas o processamento de seu computador será utilizado nesses efeitos. Você pode aumentar o desempenho de processamento desabilitando algumas configurações visuais.
Passo 1: para alterar suas configurações visuais, acesse a página "Sistema" e então clique em "Configurações avançadas do sistema";
Passo 2: na categoria "Desempenho" clique em "Configurações";
Então você poderá alterar suas configurações de efeitos visuais entre algumas opções;
Ajustar para obter um melhor desempenho: você pode marcar essa opção para melhorar o desempenho de seu computador, desabilitando todos os efeitos visuais;
Personalizar: com essa opção você pode personalizar suas configurações visuais;
2. Memória Virtual
Em configurações avançadas do sistema, você pode utilizar a memória virtual de seu computador para aumentar seu desempenho executando programas. Confira nas próximas linhas como gerenciar manualmente as configurações de uso da memória virtual;
Passo 1: em “Opções de Desempenho", acesse a aba "Avançado" e logo em seguida clique em "Alterar";
Passo 2: depois marque a opção "Tamanho personalizado" para configurar o uso de memória de seu computador.
3. Planos de Energia
Através dos "Planos de Energia", você pode aumentar o desempenho de seu processador, adaptando a maneira na qual esse consome energia. Veja a seguir como alterar e configurar planos de energia no Windows 10.
Passo 1: para isso acesse o "Painel de controle” e então clique na categoria “Hardware e sons”;
Passo 2: em seguida, acesse “opções de Energia”;
Passo 3: por fim, basta alterar o modo de energia para “Alto desempenho” ou outro modo desejado;
4. Desativar Aplicativos em segundo plano
Executar muitas tarefas simultâneas em seu computador, pode certas vezes ocasionar lentidão e travamentos. Mas felizmente no Windows 10 é possível gerenciar quais processos serão executados em segundo plano, melhorando assim sua capacidade de processamento.
Passo 1: em seu menu iniciar, pesquise por “Aplicativos em segundo plano”;
Passo 2: em seguida, você poderá gerenciar quais aplicativos serão executados em segundo plano;
Passo 3: também é possível desativar o funcionamento de todos os aplicativos em segundo plano. Dessa forma, seu computador irá dedicar seu processamento exclusivamente para aplicativos abertos em primeiro plano, com exceção apenas de tarefas essenciais do sistema.
5. Modo de Jogo
Caso você esteja com quedas constantes de FPS em jogos, o Windows 10 conta com um recurso nativo da plataforma, para melhorar o desempenho de jogos. Com o modo ativo o Windows 10 passa a dar prioridade ao game dedicando recursos da CPU e GPU exclusivamente para a sua partida.
Passo 1: para ativar o “Modo Jogo” no Windows 10 acesse as configurações do sistema, então abra a categoria “Jogos”;
Passo 2: na página inicial, você poderá ativar o “Modo de Jogo”, para que seu computador reconheça seus programas como jogos;
6. Desativar aplicativos de inicialização
Seu computador tem iniciado de forma lenta? Em certos casos a inicialização de aplicativos junto ao sistema, pode ocasionar um grande impacto ao ligar seu computador. Assim, recursos como área de trabalho e outras funções levarão mais tempo para carregar. Veja como gerenciar quais aplicativos podem iniciar junto ao seu computador.
Passo 1: em seu menu iniciar, clique em "Configurações";
Passo 2: logo após, você deverá acessar a categoria "Aplicativos";
Passo 3: por fim, basta clicar na aba "Inicialização" para ativar ou desativar aplicativos que estão inciando ao ligar seu computador.
7. Ativar o sensor de armazenamento
Com o sensor de armazenamento ativo, seu espaço de disco ficará livre de arquivos temporários, assim, além de contar com mais espaço de armazenamento, você não terá problemas de desempenho ocasionados pela falta de espaço de disco.
Passo 1: para ativar o sensor de armazenamento, acesse suas configurações no menu inciar;
Passo 2: em seguida, basta clicar na categoria “Sistema”;
Passo 3: por fim, na aba "Armazenamento" você poderá ativar o "Sensor de Armazenamento";
8. Desativar a opção “Dicas e Truques do Windows”
A opção "Dicas e Truques do Windows" faz cometários sobre como utilizar o sistema em segundo plano enquanto você navega em seu computador. Entretanto, essa função também consome memória RAM durante a análise de dicas recomendadas ao usuário. Caso essa função não seja interessante para você, é possível desativá-la.
Passo 1: para encontrar a opção "Dicas e Truques do Windows", clique na categoria "Sistema" em "Configurações";
Passo 2: então na aba de "Notificações e ações" você poderá desativar a opção "Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows";
9. Windows Update
Manter seu sistema atualizado é a melhor maneira de corrigir irregularidades e aproveitar a experiência no Windows 10. Sendo assim, é importante verificar se suas atualizações estão em dia.
Passo 1: para isso, em "Configurações" abra a categoria "Atualização e Segurança";
Passo 2: então em "Windows Update", verifique se suas atualizações estão em dia;
10. Desativar os Efeitos de transparência
Os efeitos de transparência são os elementos visuais responsáveis pela composição de cores e efeito "Vidro" em sua Área de trabalho. Entretanto, esse efeito consome memória de processamento em seu sistema.
Passo 1: para desativar o "Efeito Transparência", acesse seu "Menu iniciar" e em seguida toque em "Configurações";
Passo 3: então basta acessar a aba "Cores" para ativar ou desativar os "Efeitos de transparência";
Pronto! Agora você sabe como otimizar o Windows 10 e deixar seu PC mais rápido.
0 Comentários