O apontamento de antenas para satélites está ao alcance de todos,
bastando que se tenha o material necessário em mãos, conhecimento,
capacitação técnica e leitura atenta dos diversos tópicos existentes
para o assunto.
Mas como habilitar mais de um satélite para os canais ou chaves?
A resposta é: utilizando-se chave DiSEqC tanto no tuner 1 (canais) quanto no tuner 2 (chaves).
Com a utilização de Chave DiSEqC, canais do 61w, 70W e 43W no tuner 1 ou chaves nos satélites 22W, 30W, 53W, 58W, 61W e ainda no 89W no tuner 2 estarão ao seu dispor ao simples comando do controle remoto.
APRESENTANDO A CHAVE DiSEqC
Qual o aspecto físico de uma chave DiSEqC e como identificar suas entradas e saídas?
Na Figura1 reproduzimos e identificamos os conectores de entradas (designadas como portas, entradas, LNB, entre outras) e saídas de uma chave DiSEqC 4×1:
i) São várias marcas e modelos a disposição do usuário, a apresentada é apenas um exemplo, porém o princípio de funcionamento é o mesmo para todas;
ii) Jamais mexa nos cabos com o decodificador ligado à energia, sob pena de queimar a entrada da chave DiSEqC e/ou o tuner (sintonizador) do seu decodificador;
DIAGRAMA DE UTILIZAÇÃO DE CHAVE DISEQC PARA CANAIS E CHAVES
Na Figura 2 apresentamos diagrama para recepção simultânea de 3 satélites para canais e de até 4 satélites para as chaves.
Material necessário:
2 Chaves DiSEqC 4×1
6 Antenas banda KU
Cabos e conectores
Note no diagrama que cada uma das antenas foi conectada a uma entrada da Chave DiSEqC que identificamos como LNB (A,B,C,D) e todas passam a ser interligadas a uma única saída cuja conexão por cabo coaxial será realizada ao Tuner correspondente [Tuner 1(canais) ou Tuner 2 (chaves) dependendo da função de recepção].
Na maioria dos decodificadores encontraremos no menu de configuração>>instalação>>opções para configurar as portas de entrada da DiSEQC 1.0 e DiSEqC 1.1.
Na primeira opção (DiSEqC 1.0) normalmente são configuráveis as chaves DiSEqC de até 4×1. Já na segunda opção (DiSEqC 1.1) são configuráveis as chaves DiSEqC com mais de 4 entradas e uma saída.
Há possibilidade um número maior de satélites para os canais ou para as chaves?
Sim, desde que usemos chave DiSEqC com maior número de entradas para satélites (ex: 8×1, 16X1, etc..) e que o decodificador tenha menu de configuração compatível como número de satélites pretendido.
Trataremos aqui apenas de chave DiSEqC com número de entradas até 4×1, por atender a necessidade da maioria dos usuários.
Por hora, basta que saibamos que há a possibilidade de uso de chave DiSEqC maiores do que 4×1.
CONFIGURANDO A(S) CHAVE(S) DiSEqC
Instaladas as antenas e as respectivas chaves DiSEqC, a primeira providência será anotar a configuração utilizada na conexão das antenas à(s) chave(s) DiSEqC:
Exemplificamos uma das possibilidades de configurações possíveis para conexão das antenas;
n”.self::process_list_items(“‘.str_replace(‘
‘, ”, ‘DiSEqC dos canais:
LNB A = reservada à Banda C
LNB B = 61W
LNB C = 70W
LNB D = 43W’).’”).”n
n”.self::process_list_items(“‘.str_replace(‘
‘, ”, ‘DiSEqC das chaves:
LNB A = 30W
LNB B = 61W
LNB C = 58W ou 53W ou ainda 89W
LNB D = 22W’).’”).”n
Alertamos que não há obrigatoriedade que a conexão das entradas da chave DiSEqC obedeça a ordem proposta. A escolha deve ser definida pelo usuário, salvo instruções contrárias do fabricante do decodificador.
OBS:
Em alguns decodificadores a antena Banda C somente apresenta sinal ou permite a busca de canais se for conectada a primeira entrada (porta, LNB, etc) da DiSEqC
De posse das anotações de configuração realizadas na(s) chave(s) DiSEqC, é hora de configurar a(s) DiSEqC no menu de instalação do seu decodificador.
Identifique o menu ou submenu do seu decodificador que permite o acesso à configuração da Chave DiSEqC.
Notas:
- a) Nem todos os decodificadores permitem configuração de chave DiSEqC quer seja para o tuner 1 ou para o tuner 2;
b) Salvo orientação em contrário, os decodificadores tem como tuner dos canais o tuner1 e o tuner 2 para as chaves quando utilizados no modo SKS (também designado SDS).
c) Em alguns equipamentos é possível receber canais nos dois tuner, desde que seja utilizado apenas o modo IKS (internet) para o recebimento das chaves de desbloqueio.
Vamos exemplificar o modo de configuração de alguns decodificadores existentes no mercado, que embora com menus diferenciados entre si, permitem seleção de portas das DiSEqC 1.0 para o tuner 1 dos canais e para o Tuner 2 das chaves.
LINHA AZAMERICA S1001 | S1005 | S2005
Satélite dos Canais (tuner1):
Entre no Menu>>Instalação>>Configuração de Antena:
Selecione o satélite desejado e desça até o submenu DiseqC 1.0:
Selecione o submenu DiSEqC 1.0 e pressione “OK” no controle remoto>>escolha a porta (ou LNB) de acordo com a configuração realizada na chave DiSEqC [exemplo: LNB3 para o satélite 70W (Star One C2):
Volte para o Menu>>instalação>>configuração de antena e selecione o(s) próximo(s) satélite(s) e faça a configuração do submenu DiSEqC 1.0.
Realizada a configuração da DiSEqC para os canais (tuner1) é hora de fazer a configuração do Tuner 2.
Notas:
a) Para essa linha de decodificadores, os satélites do tuner2, designados como Ku_NEWSAT (xxW), onde “xx” é a posição orbital do satélite, são criados automaticamente ao final da listagem dos satélites no momento da sua seleção no menu secreto.
b) Não há necessidade de nenhuma alteração nos submenus desses satélites, excetoindicação da entrada (LNB ou porta) em que o cabo do satélite foi conectado na chave DiSEqC.
Satélite das Chaves (tuner2):
Veja o exemplo do satélite escolhido DiseqC Tuner2:
Utilize os mesmos comandos realizados para o tuner1 para a configuração das entradas (portas) dos cabos de cada um dos satélites desejados para as chaves:
Está pronta seleção e o ajuste do menu de configuração do seu AzAmerica, bastando agora que, ao comando do seu controle remoto, seja acessado o menu secreto e selecionado o satélite das chaves desejado em seu equipamento.
OBS: Decodificadores dessa série aceitam canais no tuner a e tuner 2 concomitantemente, desde que seja selecionado apenas IKS para abertura das chaves.
NAZABOX NZ S1010
Satélite dos Canais (tuner1):
Entre no Menu>>Instalação>>Configuração de Antena>>selecione o satélite desejado
Desça até o sub menu DiSEqC1.0 e selecione a porta para o satélite desejado:
Está pronto para uso.
Faça o mesmo procedimento para todos os satélites utilizados no tuner1.
Satélite das Chaves(tuner2):
Para configurar o satélite das chaves, entre no Menu>>Instalação>>Menu de serviço:
Selecione Mode SKS>>veja que o satélite das chaves já está configurado para Tuner2 >> pressione a tecla vermelha do controle remoto (veja legenda no rodapé da página)
Acesse às configurações da DiSEqC 1.0 e selecione a porta correta para o satélite da chaves desejado.
Faça o mesmo procedimento para cada um dos satélites das chaves que estiverem conectados à chave DiSEqC.
Está pronto para uso.
Quando quiser mudar o satélite das chaves, basta entrar no Menu>>Modo de Serviço e altere para o satélite desejado, tudo ao comando do controle remoto.
LINHA AUDISAT
Entre no menu>>Instalação>>Instalação do Satélite>>selecione o satélite desejado>>
No controle remoto acione a seta de navegação á direita>>selecione opção DiSEqC 1.0:
Pressione tecla OK do controle remoto e selecione a entrada da DiSEqC onde foi conectado o satélite desejado.
Satélite das chaves (tuner2):
Entre no menu>>Instalação>> selecione Config. SKS:
Em SKS satélite, selecione o satélite desejado para as chaves
Desça até Tuner2 Setting
Pressione OK no controle remoto e selecione a porta da DiSEqC 1.0 onde estiver conectada a antena do satélite desejado.
Confirme a opção pressionando a opção (Reservar).
Está pronto.
OBS: Sempre que mudar de satélite das chaves terá que confirmar a porta a DiSEqC pois o firmware conserva sempre a porta selecionada quando do último acesso a essa opção.
TRANSFORMADOS LINHA AZBOX BRAVISSIMO
Satélite dos canais (tuner1):
Entre em Menu>>Instalação>>Config. Antena:
Selecione na opção Satélite>>use teclas de navegação para alternar entre os satélites desejados>>Após selecionar satélite>>desça para opção Tuner>>selecione = LNB1>>na opção DiSEqC 1.0>>pressione OK
Ao abrir a caixa de diálogo, selecione a porta onde estiver conectado o cabo da antena dos Canais
De agora em diante, quando selecionar o canal de qualquer satélite marcado na listagem e configurado na DiSEqC 1.0 o decodificador automaticamente fará a troca do satélite via Firmware, sem necessidade de qualquer ajuste.
Satélite das Chaves (tuner2):
Refaça o mesmo caminho do satélite dos canais, porém:
Tuner =selecione LNB2
Satélite: Selecione um a um os satélites das chaves;
DiSEqC 1.0: mude para a entrada correspondente à conexão de cada um dos cabos realizada junto à Chave DiSEqC.
Bravíssimos transformados tem os satélites das chaves previamente marcados pelo Firmware. Para que seja possível uso de chave DiSEqC no Tuner2, após a configuração das portas de entrada na chave DiSEqC no Menu>>instalação>>Config.Antena, desmarque todos os satélites do LNB2, deixando apenas o satélite desejado para as chaves.
12
Por “default” será buscado sempre o satélite conetado na entrada A (LNB A ou LNB1) da chave DiSEqC. Caso não sejam desmarcados os satélites do LNB2 (tuner2) no menu, suas chaves serão sempre buscadas na primeira entrada da Chave DiSEqC.
Com esse procedimento de configuração do LNB2 para cada um dos satélites utilizados para as chaves, bastará entrar no menu>>Instalação>>selecionar o satélite das chaves desejado e sair. Seu decodificador identificará o satélite onde deve buscar as chaves. Somente haverá busca de chaves em outro satélite se, e somente se, houver mudança do satélite das chaves via Menu>>Config.Antena>>LNB2>>seleção do novo satélite para as chaves.
Você decidirá, via controle remoto em qual satélite doravante serão buscadas as chaves para desbloqueio dos canais, via comando Menu>>Instalação>>Lista de Satélites>>selecione o satélite desejado para as chaves.
Lembrando que a configuração de entrada de DiSEqC já foi realizada no primeiro passo desse item.
TOCOMBOX LIFE HD
Satélite dos Canais:
Pressione a tecla [Menu] do controle remoto>>Selecione o Menu>>Instalação:
Selecione e entre no submenu>> Ajuste de Antena
Desça até DiSEqC 1.0>>selecione a porta correta>>saia
Faça o mesmo para todos os satélites dos canais.
Está pronto.
Satélite das Chaves (tuner2):
Entre no Menu>>instalação>>SDS
Por default estará configurado para obtenção de chaves no modo automático no primeiro satélite da Chave DiSEqC que e buscará os sucessivos satélites que estiverem conectados à ela até encontrar um que esteja ON para as chaves.
Caso queira definir manualmente o satélite específico para as chaves veja as opções abaixo:
Opção: DiSEqC 1.0 = escolha a porta (LNB ou entrada) da Chave DiSEqC em que está o satélite desejado para as chaves
Opção Active SKS SAT Tunnel: Selecione o satélite desejado para as chaves
NOTA: O satélite desejado para as chaves deve corresponder ao que está configurado na entrada selecionada para a Chave DiSEqC.
Está pronto.
TOCOMSAT PHOENIX HD IPTV
Satélite dos Canais:
Pressione tecla Menu do controle remoto>>selecione menu Instalação>>submenu>>Config.Antena:
Em Tuner>>selecione LNB1 (canais)
Satélite>> selecione o satélite desejado
DiSEqC 1.0>>selecione a porta correta para o satélite desejado: (Ex: 70W = porta 3)
O mesmo procedimento deverá ser realizado para os demais satélites dos canais.
Está pronto.
Satélite das Chaves:
Entre em Menu>>instalação>>SDS
Ao selecionar o menu SDS encontrará a listagem dos satélites aceitos para seleção:
Use a tecla vermelha para configurar chave DiSEqC se estiver utilizando:
Selecione a porta da DiSEqC onde estiver conectada a antena das chaves que deseja utilizar (Ex; Porta 1 = 30W e porta 2 = 60W, porta 3 = 58W e porta 4 = 22W).
Lembrando que essa ordem é determinada pelo usuário de acordo com a mesma configuração da ligações dos cabos das antenas realizada junto a Chave DiSEqC.
Use a tecla Verde para priorizar a ordem de busca de chaves pelos satélites disponíveis.
OBS: Apesar de disponíveis no menu, é necessário que haja antena apontada para o satélite desejado para as chaves.
Não iremos aqui esgotar todas as possibilidades, porém esperamos que estes exemplos ajudem a todos em suas configurações.
Qual o aspecto físico de uma chave DiSEqC e como identificar suas entradas e saídas?
Na Figura1 reproduzimos e identificamos os conectores de entradas (designadas como portas, entradas, LNB, entre outras) e saídas de uma chave DiSEqC 4×1:
i) São várias marcas e modelos a disposição do usuário, a apresentada é apenas um exemplo, porém o princípio de funcionamento é o mesmo para todas;
ii) Jamais mexa nos cabos com o decodificador ligado à energia, sob pena de queimar a entrada da chave DiSEqC e/ou o tuner (sintonizador) do seu decodificador;
ii) Jamais mexa nos cabos com o decodificador ligado à energia, sob pena de queimar a entrada da chave DiSEqC e/ou o tuner (sintonizador) do seu decodificador;
Na Figura 2 apresentamos diagrama para recepção simultânea de 3 satélites para canais e de até 4 satélites para as chaves.
Material necessário:
2 Chaves DiSEqC 4×1
6 Antenas banda KU
Cabos e conectores
6 Antenas banda KU
Cabos e conectores
Note no diagrama que cada uma das antenas foi conectada a uma entrada da Chave DiSEqC que identificamos como LNB (A,B,C,D) e todas passam a ser interligadas a uma única saída cuja conexão por cabo coaxial será realizada ao Tuner correspondente [Tuner 1(canais) ou Tuner 2 (chaves) dependendo da função de recepção].
Na maioria dos decodificadores encontraremos no menu de configuração>>instalação>>opções para configurar as portas de entrada da DiSEQC 1.0 e DiSEqC 1.1.
Na primeira opção (DiSEqC 1.0) normalmente são configuráveis as chaves DiSEqC de até 4×1. Já na segunda opção (DiSEqC 1.1) são configuráveis as chaves DiSEqC com mais de 4 entradas e uma saída.
n”.self::process_list_items(“‘.str_replace(‘
‘, ”, ‘DiSEqC dos canais:
LNB A = reservada à Banda C
LNB B = 61W
LNB C = 70W
LNB D = 43W’).’”).”n
‘, ”, ‘DiSEqC dos canais:
LNB A = reservada à Banda C
LNB B = 61W
LNB C = 70W
LNB D = 43W’).’”).”n
n”.self::process_list_items(“‘.str_replace(‘
‘, ”, ‘DiSEqC das chaves:
LNB A = 30W
LNB B = 61W
LNB C = 58W ou 53W ou ainda 89W
LNB D = 22W’).’”).”n
‘, ”, ‘DiSEqC das chaves:
LNB A = 30W
LNB B = 61W
LNB C = 58W ou 53W ou ainda 89W
LNB D = 22W’).’”).”n
Alertamos que não há obrigatoriedade que a conexão das entradas da chave DiSEqC obedeça a ordem proposta. A escolha deve ser definida pelo usuário, salvo instruções contrárias do fabricante do decodificador.
OBS:
Em alguns decodificadores a antena Banda C somente apresenta sinal ou permite a busca de canais se for conectada a primeira entrada (porta, LNB, etc) da DiSEqC
De posse das anotações de configuração realizadas na(s) chave(s) DiSEqC, é hora de configurar a(s) DiSEqC no menu de instalação do seu decodificador.
Identifique o menu ou submenu do seu decodificador que permite o acesso à configuração da Chave DiSEqC.
De posse das anotações de configuração realizadas na(s) chave(s) DiSEqC, é hora de configurar a(s) DiSEqC no menu de instalação do seu decodificador.
Identifique o menu ou submenu do seu decodificador que permite o acesso à configuração da Chave DiSEqC.
b) Salvo orientação em contrário, os decodificadores tem como tuner dos canais o tuner1 e o tuner 2 para as chaves quando utilizados no modo SKS (também designado SDS).
c) Em alguns equipamentos é possível receber canais nos dois tuner, desde que seja utilizado apenas o modo IKS (internet) para o recebimento das chaves de desbloqueio.
Satélite dos Canais (tuner1):
Entre no Menu>>Instalação>>Configuração de Antena:
Selecione o satélite desejado e desça até o submenu DiseqC 1.0:
Selecione o submenu DiSEqC 1.0 e pressione “OK” no controle remoto>>escolha a porta (ou LNB) de acordo com a configuração realizada na chave DiSEqC [exemplo: LNB3 para o satélite 70W (Star One C2):
Volte para o Menu>>instalação>>configuração de antena e selecione o(s) próximo(s) satélite(s) e faça a configuração do submenu DiSEqC 1.0.
Realizada a configuração da DiSEqC para os canais (tuner1) é hora de fazer a configuração do Tuner 2.
Notas:
a) Para essa linha de decodificadores, os satélites do tuner2, designados como Ku_NEWSAT (xxW), onde “xx” é a posição orbital do satélite, são criados automaticamente ao final da listagem dos satélites no momento da sua seleção no menu secreto.
b) Não há necessidade de nenhuma alteração nos submenus desses satélites, excetoindicação da entrada (LNB ou porta) em que o cabo do satélite foi conectado na chave DiSEqC.
a) Para essa linha de decodificadores, os satélites do tuner2, designados como Ku_NEWSAT (xxW), onde “xx” é a posição orbital do satélite, são criados automaticamente ao final da listagem dos satélites no momento da sua seleção no menu secreto.
b) Não há necessidade de nenhuma alteração nos submenus desses satélites, excetoindicação da entrada (LNB ou porta) em que o cabo do satélite foi conectado na chave DiSEqC.
Satélite das Chaves (tuner2):
Veja o exemplo do satélite escolhido DiseqC Tuner2:
Utilize os mesmos comandos realizados para o tuner1 para a configuração das entradas (portas) dos cabos de cada um dos satélites desejados para as chaves:
Está pronta seleção e o ajuste do menu de configuração do seu AzAmerica, bastando agora que, ao comando do seu controle remoto, seja acessado o menu secreto e selecionado o satélite das chaves desejado em seu equipamento.
OBS: Decodificadores dessa série aceitam canais no tuner a e tuner 2 concomitantemente, desde que seja selecionado apenas IKS para abertura das chaves.
Satélite dos Canais (tuner1):
Entre no Menu>>Instalação>>Configuração de Antena>>selecione o satélite desejado
Desça até o sub menu DiSEqC1.0 e selecione a porta para o satélite desejado:
Está pronto para uso.
Faça o mesmo procedimento para todos os satélites utilizados no tuner1.
Satélite das Chaves(tuner2):
Para configurar o satélite das chaves, entre no Menu>>Instalação>>Menu de serviço:
Selecione Mode SKS>>veja que o satélite das chaves já está configurado para Tuner2 >> pressione a tecla vermelha do controle remoto (veja legenda no rodapé da página)
Acesse às configurações da DiSEqC 1.0 e selecione a porta correta para o satélite da chaves desejado.
Faça o mesmo procedimento para cada um dos satélites das chaves que estiverem conectados à chave DiSEqC.
Está pronto para uso.
Quando quiser mudar o satélite das chaves, basta entrar no Menu>>Modo de Serviço e altere para o satélite desejado, tudo ao comando do controle remoto.
Entre no menu>>Instalação>>Instalação do Satélite>>selecione o satélite desejado>>
No controle remoto acione a seta de navegação á direita>>selecione opção DiSEqC 1.0:
Pressione tecla OK do controle remoto e selecione a entrada da DiSEqC onde foi conectado o satélite desejado.
Satélite das chaves (tuner2):
Entre no menu>>Instalação>> selecione Config. SKS:
Em SKS satélite, selecione o satélite desejado para as chaves
Desça até Tuner2 Setting
Pressione OK no controle remoto e selecione a porta da DiSEqC 1.0 onde estiver conectada a antena do satélite desejado.
Confirme a opção pressionando a opção (Reservar).
Está pronto.
OBS: Sempre que mudar de satélite das chaves terá que confirmar a porta a DiSEqC pois o firmware conserva sempre a porta selecionada quando do último acesso a essa opção.
Satélite dos canais (tuner1):
Entre em Menu>>Instalação>>Config. Antena:
Selecione na opção Satélite>>use teclas de navegação para alternar entre os satélites desejados>>Após selecionar satélite>>desça para opção Tuner>>selecione = LNB1>>na opção DiSEqC 1.0>>pressione OK
Ao abrir a caixa de diálogo, selecione a porta onde estiver conectado o cabo da antena dos Canais
De agora em diante, quando selecionar o canal de qualquer satélite marcado na listagem e configurado na DiSEqC 1.0 o decodificador automaticamente fará a troca do satélite via Firmware, sem necessidade de qualquer ajuste.
Satélite das Chaves (tuner2):
Refaça o mesmo caminho do satélite dos canais, porém:
Tuner =selecione LNB2
Satélite: Selecione um a um os satélites das chaves;
DiSEqC 1.0: mude para a entrada correspondente à conexão de cada um dos cabos realizada junto à Chave DiSEqC.
Tuner =selecione LNB2
Satélite: Selecione um a um os satélites das chaves;
DiSEqC 1.0: mude para a entrada correspondente à conexão de cada um dos cabos realizada junto à Chave DiSEqC.
Bravíssimos transformados tem os satélites das chaves previamente marcados pelo Firmware. Para que seja possível uso de chave DiSEqC no Tuner2, após a configuração das portas de entrada na chave DiSEqC no Menu>>instalação>>Config.Antena, desmarque todos os satélites do LNB2, deixando apenas o satélite desejado para as chaves.
12
Por “default” será buscado sempre o satélite conetado na entrada A (LNB A ou LNB1) da chave DiSEqC. Caso não sejam desmarcados os satélites do LNB2 (tuner2) no menu, suas chaves serão sempre buscadas na primeira entrada da Chave DiSEqC.
Com esse procedimento de configuração do LNB2 para cada um dos satélites utilizados para as chaves, bastará entrar no menu>>Instalação>>selecionar o satélite das chaves desejado e sair. Seu decodificador identificará o satélite onde deve buscar as chaves. Somente haverá busca de chaves em outro satélite se, e somente se, houver mudança do satélite das chaves via Menu>>Config.Antena>>LNB2>>seleção do novo satélite para as chaves.
Você decidirá, via controle remoto em qual satélite doravante serão buscadas as chaves para desbloqueio dos canais, via comando Menu>>Instalação>>Lista de Satélites>>selecione o satélite desejado para as chaves.
Lembrando que a configuração de entrada de DiSEqC já foi realizada no primeiro passo desse item.
Satélite dos Canais:
Pressione a tecla [Menu] do controle remoto>>Selecione o Menu>>Instalação:
Selecione e entre no submenu>> Ajuste de Antena
Desça até DiSEqC 1.0>>selecione a porta correta>>saia
Faça o mesmo para todos os satélites dos canais.
Está pronto.
Satélite das Chaves (tuner2):
Entre no Menu>>instalação>>SDS
Por default estará configurado para obtenção de chaves no modo automático no primeiro satélite da Chave DiSEqC que e buscará os sucessivos satélites que estiverem conectados à ela até encontrar um que esteja ON para as chaves.
Caso queira definir manualmente o satélite específico para as chaves veja as opções abaixo:
Opção: DiSEqC 1.0 = escolha a porta (LNB ou entrada) da Chave DiSEqC em que está o satélite desejado para as chaves
Opção Active SKS SAT Tunnel: Selecione o satélite desejado para as chaves
Opção Active SKS SAT Tunnel: Selecione o satélite desejado para as chaves
NOTA: O satélite desejado para as chaves deve corresponder ao que está configurado na entrada selecionada para a Chave DiSEqC.
Está pronto.
Satélite dos Canais:
Pressione tecla Menu do controle remoto>>selecione menu Instalação>>submenu>>Config.Antena:
Em Tuner>>selecione LNB1 (canais)
Satélite>> selecione o satélite desejado
DiSEqC 1.0>>selecione a porta correta para o satélite desejado: (Ex: 70W = porta 3)
Satélite>> selecione o satélite desejado
DiSEqC 1.0>>selecione a porta correta para o satélite desejado: (Ex: 70W = porta 3)
O mesmo procedimento deverá ser realizado para os demais satélites dos canais.
Está pronto.
Satélite das Chaves:
Entre em Menu>>instalação>>SDS
Ao selecionar o menu SDS encontrará a listagem dos satélites aceitos para seleção:
Use a tecla vermelha para configurar chave DiSEqC se estiver utilizando:
Selecione a porta da DiSEqC onde estiver conectada a antena das chaves que deseja utilizar (Ex; Porta 1 = 30W e porta 2 = 60W, porta 3 = 58W e porta 4 = 22W).
Lembrando que essa ordem é determinada pelo usuário de acordo com a mesma configuração da ligações dos cabos das antenas realizada junto a Chave DiSEqC.
Use a tecla Verde para priorizar a ordem de busca de chaves pelos satélites disponíveis.
OBS: Apesar de disponíveis no menu, é necessário que haja antena apontada para o satélite desejado para as chaves.
0 Comentários